Nostalgia, suco e bolo

Compartilhe

MMROPG’s são jogos sociais. Isso implicaria por óbvio que você deve fazer amigos, procurar uma guilda e se divertir em grupo. Ou não?!

Analisando o resultado de vários bate-papos com colegas novos e antigos de jogo vejo que é sempre comum uma série de perguntas sem respostas…

O jogo antigo era melhor?

Troco de jogo ou paro de jogar?

Vou vender minha conta?

Acabou a stamina não tem nada pra fazer?

Ninguém fala nada nesse clã?

Que saco, temos que fazer essas quests clica, clica?

Só tem party fechada e não consigo entrar pra fazer torre, oracle, corredor… como acho uma que seja boa?

Quantos corais você tem? (Ops, essa não… kkk)

Quadrinho original dos autores de WinterMoon na Webtoon

Muita gente faz mais de uma conta para evitar alguns problemas como esses. Outros por diversão, mas… como resolver o problema do autismo social no jogo?

O chat do Ragnarok Mobile é o principal defeito do jogo. Ele é pesado, atrapalha ver a tela do jogo principal e ainda tem aquele texto irritante flutuando na tela. Por isso todo mundo desabilita ele.

Aqui no Necrópole nós incentivamos o uso do Discord e dos nossos grupos de Whatsapp, quer pra falar besteira, quer para orientações e montagem de grupos.

Alguns eventos no jogo facilitam a criação de afinidade entre os jogadores. 

Mesmo tendo amigos antigos, meus colegas de jogo mais próximos apareceram devido aos grupos formados para participação das guerras de imperium. É um ponto importante pra quem quer começar a conhecer colegas, quando você entra em um clã novo.

Jogadores mais antigos já tem seus grupos fixos, então quem chega novo acaba tendo que procurar abrigo, como um aluno transferido indo pra turma nova na escola.

Alguns clãs são mais receptivos, outros menos. No início do Necrópole Mobile a Staff do clã criou vários eventos de auxílio como a Torre dos Desesperados – para subir jogadores iniciantes, e outros grupos de ajuda nesse sentido.

Infelizmente, pelo pouco tempo que grande parte dos gamers tem, e pelas facilidades de upar afk (Viva a democratização do Bot! – antes só os vilões podiam usar, agora é pra todos), rege o princípio do interesse: quem quer, corre atrás!

Isso não significa que você séra aceito em uma guilda ou grupo bancando o parasita. Se integre, converse, participe. Ofereça um pouco de ajuda. E seja simpático. 

Sair de um grupo sem falar nada porque o evento não deu certo, bicar o coleguinha do grupo sem falar nada são exemplos de acontecimentos “normais” no ambiente huehueBR do jogo, mas fogem da realidade de quem quer tem um amigo, quer on-line, quer na vida real.

Por fim, deixo por oportuno uma discussão sobre o antigo Ragnarok da galera do “Cortes do Flow” do You Tube.

Eles comentam como Ragnarok era diferente dos outros jogos, e puxam no fim a discussão social do jogo e sobre essa parte do que é jogar, e o que você tem pra fazer… Dá uma olhada aí!

 

São mais perguntas que soluções, mas né… cada um se vira como pode.

E você? O que acha? Comenta aí.

Novo comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.